Março, assim como Fevereiro, é marcado pelo grande numero de planetas que poderão ser observados durante as noites. Mercúrio estará junto com o Por do Sol até o dia 18. Vênus e Júpiter fazem um belo par no Oeste. Marte este mês estará mais próximo da Terra e mais brilhante. Saturno e Urano também estarão no céu durante a noite.
MERCÚRIO, o menor planeta do nosso sistema Solar, estará com magnitude -0.69 no começo deste mês, na constelação de Peixes. O melhor horário para observa-lo será durante o por do Sol, até o dia 18. Depois desta data ele se aproximará do Sol, dificultando sua observação. Nesta data ele estará com magnitude 2.80.
VENUS estará com magnitude -4.11 no inicio do mês, na constelação de Peixes, no Oeste. Nos dias 13 e 14 Vênus estará em sua máxima aproximação aparente de Júpiter. No dia 26 estará aparentemente próxima da Lua.
MARTE aparece em oposição ao Sol, com magnitude -1.22, na constelação de Leão. Ele ficará visível durante todo o mês de Março. Este é um ótimo mês para observar este planeta, pois ele está em sua máxima aproximação com a Terra e aparentará estar mais brilhante, ótima oportunidade para observar detalhes de sua superfície através de um telescópio. No dia 7 a Lua passará aparentemente próximo de Marte.
JÚPITER surge com magnitude -2.03 entre as constelações de Áries e Baleia, junto ao Sol no por do Sol. Ao longo das noites Júpiter surgirá cada vez mais próximo do horizonte, sendo que a partir do dia 25 deste mês sua observação não será mais possível. No dia 11 Júpiter terá sua maior aproximação do planeta Vênus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário